segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Encontro Distrital sobre a Deficiência

Escrito por Edgar
08-Dez-2007
A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, anunciou esta sexta que o Programa Pares vai permitir a criação de oito novas respostas no âmbito da deficiência, no distrito de Setúbal, a que corresponderão mais 130 lugares e mais 160 postos de trabalho.
Em Grândola, na sessão de encerramento do Encontro Distrital de Utentes e Instituições - o culminar de uma semana dedicada às comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Idália Moniz felicitou o Governo Civil de Setúbal pela organização da iniciativa, em parceria com a Centro Distrital de Segurança Social, a Câmara Municipal de Grândola e o Instituto Português da Juventude.
«É motivo de contentamento e de orgulho que se tenham excedido as expectativas deste desafio que lançámos aos Governos Civis», disse a Secretária de Estado, salientando que «a batalha da integração só resulta se dermos as mãos e remarmos todos para o mesmo lado».

Idália Moniz deixou ainda o desafio para que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência venha a gerar, em todos os domínios da cidadania, «um movimento que informe as pessoas dos seus direitos».
O encontro reuniu mais de duas centenas de utentes e técnicos de instituições que, no distrito de Setúbal, trabalham na área da deficiência. Para além de uma mostra dos trabalhos que desenvolvem, patente num dos pavilhões do Parque de Feiras de Grândola, o evento foi palco para a apresentação de peças de teatro, dança e canto pelos participantes.

Para a Governadora Civil de Setúbal, Eurídice Pereira, este encontro permitiu «potenciar a visibilidade das boas práticas existentes», bem como a existência de um «espaço de partilha de conceitos, de problemas e de soluções por pessoas de diferentes quadrantes técnicos, unidas num único objectivo que é, afinal, o de todos nós: construir um país mais justo, mais fraterno, mais inclusivo».
Eurídice Pereira frisou ainda que o distrito de Setúbal tem, ao longo dos anos, «feito um trabalho extraordinário ao nível da inclusão», reconhecendo, porém, que é preciso fazer ainda mais.

«É necessário perceber que as principais barreiras que importa transpor são as da Indiferença e do Desconhecimento», afirmou a Governadora Civil de Setúbal.

Estiveram representados no encontro a Associação Almadense "Rumo ao Futuro", a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, a Cercizimbra, a Cercisiago, a Cercigrândola, a ICE - Antes que seja tarde, a delegação de Setúbal da Associação Portuguesa de Surdos, o Centro Novas Oportunidades da Arrábida e a Colectividade Sócio Cultural Barrense.

Fonte: http://web.rcg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=231&Itemid=2

Nenhum comentário: