sábado, 24 de novembro de 2007

Informações Gerais Sobre o Serviço Voluntário Europeu

Um projecto de Serviço Voluntario Europeu (SVE) oferece a um jovem a possibilidade de ser voluntário num outro país durante um período específico de tempo, normalmente entre 6 e 12 meses. As actividades de serviço voluntário podem centrar-se no domínio do ambiente, artes e cultura, actividades com crianças, jovens ou idosos, património ou desporto e actividades de lazer.
A Acção SVE está aberta a todos os jovens que residam legalmente num "país do programa" ou num país terceiro admitido a participar no programa e que tenham, em princípio, idade compreendida entre 18 e 25 anos à data de início da sua actividade de voluntariado. São no entanto admitidas excepções ao limite de idade superior para jovens desfavorecidos, desde que justificadas, que serão apreciadas caso a caso. Não são autorizadas propinas (despesas de participação). As despesas de viagem, seguro, alojamento e alimentação do voluntário, bem como um pequeno subsídio a que tem direito, são cobertos pela subvenção do programa JUVENTUDE.
O voluntário põe o seu tempo e esforço ao serviço de um projecto que beneficie a comunidade local em troca de uma oportunidade de exercitar as suas aptidões, adquirir capital cultural e social e preparar o seu futuro. Durante o seu serviço de voluntariado, os jovens terão de comparecer a todas as sessões de formação que forem organizadas, são responsáveis pelas tarefas práticas que lhes sejam atribuídas e têm o dever de contribuir para a organização de acolhimento e para a comunidade.
Todos os voluntários que tenham concluído o seu projecto de SVE têm direito a um certificado assinado pelo membro da Comissão Europeia responsável pelo programa JUVENTUDE.

Nenhum comentário: