sábado, 24 de novembro de 2007

A Pata do Cavalo


Monumento Megalítico da Pata do Cavalo – Monte das Boiças. Classificado como património de Interesse Público – Idade do Cobre- foi estudado, na década de 50, por elementos do Fundo de Fomento Mineiro e dos Serviços Geológicos de Portugal. Este monumento, cuja forma se assemelha à marca deixada pela pata de um cavalo, é constituído por uma câmara e uma galeria recobertos por uma camada de terra artificial (mamoa). A câmara atinge um diâmetro máximo de aproximadamente 6 metros, pelo que é um dos maiores que se conhecem no país.
Datado de 2000 A.C, julgava-se ter constituído, conjuntamente com outros de menor importância dispersos pelas imediações, um espaço para enterramentos colectivos de populações que habitaram a região, as quais, ao que tudo indica, se dedicavam já à exploração mineira do cobre existente nas proximidades – Serra da Caveira. Localiza-se, aproximadamente, a 4 km de Azinheira dos Barros, situado na direcção da estrada do Viso. Ao quilómetro 3.5, frente a uma paragem de autocarros vira-se à direita por uma estrada não asfaltada, e percorre-se cerca de 400 metros.
No monte das Boiças, deve-se virar à esquerda e, pouco depois, fazer o percurso a pé até ao monumento que se encontra nas proximidades, para lá de um monte abandonado. Como alternativa, poderá também, antes do Monte das Boiças, virar à esquerda para o Monte do Brunhal e, depois fazer um percurso semelhante, a pé.

Nenhum comentário: