segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Nossas experiências - Acção 3 - Iniciativas Jovens

Em conjunto com a Fundação Zamolxes da Roménia preparámos um projecto de rede: "Equal chances centers network"



A actividade teve início em Abril de 2004 com a visita a Portugal de 3 representantes da organização romena. Discutiu e preparou-se o conteúdo do projecto.




Actividades:

Página de Internet comum - em 3 idiomas - português, romeno, inglês. Para promoção do projecto durante 10 meses.

Medidas de apoio: ensino e outro tipo de ajuda em inglês.

Troca de produtos regionais: comida tradicional, arte e fotografiasExposição final alusiva não só ao tema do projecto, mas também a diferentes regiões do país e de outros países.Correspondentes - "pen-friends"Troca de voluntários (SVE).

Fórum de discussão e "chat room" na Internet.

Dia nacional: comemorar um dia português na Roménia e um dia romeno em Portugal. Para este dia, cada país preparou as actividades a realizar (festa, comida, música) como se estivessem no seu próprio país.

Festival de cinema: desenvolver uma semana de cinema em Portugal e na Roménia. Durante esta semana serão projectados filmes nacionais do outro país.

Aprender uma nova língua: uma aula por mês, português - romeno, romeno - português.

Visitas de reconhecimento: 3 líderes da Roménia visitaram Portugal e vice-versa. Discutiu-se o conteúdo do projecto, fez-se a sua avaliação, reflectiu-se sobre a existência de novos projectos paralelos, e sobre o apoio aos jovens envolvidos e a informação a divulgar sobre cada organização.

Em Fevereiro de 2005 as duas voluntárias da CSCB visitaram a Zamolxes Foundation para avaliar e discutir os detalhes do projecto, especialmente os aspectos práticos e logísticos.




Iniciativa de grupo - durante 6 meses - de Agosto até Dezembro de 2001 editámos 3 números da revista "A Dedeira e o Galapo".
O principal objectivo da revista foi divulgar a imagem da nossa aldeia - Azinheira dos Barros - em toda a região, aproximar os habitantes ao tempo actual e impedir que percam a sua identidade e tradições.

Nenhum comentário: